Novidades Tecnológicas de um SIG
Há algum tempo, quando houve o “boom” tecnológico, o CTGeo começou a trabalhar com mapas em formatos digitais que, atualmente, fazem parte de sua rotina.
Mapas digitais são recentes, mas já estão incorporados ao nosso dia a dia de maneira exponencial, tornando-se algo comum para muitas pessoas, seja para uso pessoal ou profissional.
Cada vez mais as pessoas farão uso de mapas digitais, seja para locomoção, rastreamento de entregas, encontrar locais próximos, calcular tempo de deslocamento, realizar estudos em áreas específicas sejam elas ambientais, sociais, econômicas, fiscais, epidemiológicas, históricas, culturais, educacional ou de outras áreas de interesse.
Hoje, podemos contar com um Sistema de Informações Geográficas – SIG totalmente moderno baseado numa aplicação web disponível nas nuvens, possibilitando o acesso de qualquer local, sem necessidade de uma rede privativa onde todos os computadores estão integrados. As informações podem ser compartilhadas de locais distintos para pessoas em diferentes locais.
Tem se tornado cada vez mais comum a integração com outros sistemas ou dispositivos para obtenção de dados de uma forma mais rápida, organizada e compartilhada entre sistemas diferentes. Essas integrações são diretamente com outros sistemas, podendo ser tributários, gerenciais, fiscais, vendas, marketing etc. Também é possível a obtenção de dados de diferentes tipos de dispositivos como computador, notebook para os trabalhos em escritórios e tablets e smartphones para coleta dos dados em campo, tudo isso em uma única base de dados, facilitando a tomada de decisões e análise dos dados.
Um SIG facilita muito o trabalho com as informações, uma vez que ele nos possibilita transformarmos informações de telas de cadastros, planilhas e relatórios em algo visível em forma mapa digital, proporcionando melhor experiência para analisar as informações.
Venha conhecer tudo que um SIG pode proporcionar.
Ricardo Proença Rebouças Gonçalves
Gerente de Projetos de TI